2008年4月6日星期日

Nanjing 南京

Eu estava desavisado do feriado na sexta-feira e nao planejei nada demais. Mais uma vez quase fui a Hong Kong (pois paguei por um visto que posso sair e entrar da China e fico me obrigando a usa-lo) mas nao fui. Uns amigos me chamaram para ir a Nanjing que fica aqui perto e eh uma cidade antiga. Alem do mais eh uma cidade pequena (apenas 6 milhoes de pessoas, duas Fortalezas inteiras considerando regiao metropolitana).

Eu adoro viajar sozinho mas devo dizer que esta foi B E M mais facil e mais comoda por estarmos em grupo e por termos uma chinesa entre nos. Soh de conhecer esta chinesa ja valeu a viagem todinha: ela eh uma xangaiense nata, nascida e criada. Nao conheco muitos xangaienses, a grande maioria dos chineses vieram do interior (mais ou menos equivalente a geracao dos meus pais. Os pais de quem sao originalmente de Fortaleza?), a china esta se urbanizando agora e que urbanizacao! Crystella (seu nome "traduzido"), 21 anos, estava preparada para sua primeira viagem fora de Xangai: bandana, oculos escuros (inclusive a noite), piercing... uma blusa colada, um top superposto, um colete e uma jaqueta (tudo ao mesmo tempo), uma calca, botas com salto, duas trancas enormes no cabelo e sombra azul no minusculo olhinho dela. As unhas sao praticamente uma de cada cor com brilhantes e outras coisinhas pregadas. A cidade de Xangai tambem eh assim.

Nanjing eh uma cidade linda, ficamos num albergue na area do Templo Fu Zi Miao com varias casinhas velhas a beira de canais (nosso albergue tinha um deck delicioso que dava num canal), a parte nova da cidade eh bem arborizada e o transito nao eh tao caotico como em Xangai, porem a poluicao eh a mesma. Se a China vai ser o proximo E.U.A. nosso problema eh um tanto quanto maior.

Os outros companheiros da viagem eram americanos. Pela primeira vez os chineses nao ficavam impressionados comigo, pois estavam ocupados demais olhando para a garota que alem de ser altissima e branquela tinham os cabelos enormes ruivos. Em varios lugares, os chineses pediam para tirar fotos com eles. Teve um momento que disse: "Gente, me desculpem, eh que eu nao assisto televisao, mas voces sao famosos?" Nao, eles nao eram. Mas com certeza eram uma grande atracao turistica.

Dessa vez eu ainda estava sem camera e nao tive tempo de parar em algum lugar para desenhar, mas nao vou precisar descrever os lugares aqui porque peguei algumas fotos da camera deles e vou colocar no meu fotolog.net/dudeargila. Os dois trajetos da viagem foram percorridos de trem, super confortaveis dessa vez. O da ida tinham inclusive camas.

没有评论: