2008年4月20日星期日

eu desenhando em chines

Semana passada, pediram pra eu desenhar um portao. Nao sabia que ia acabar se tornando tao divertido, tao reflexivo e tao importante para minha assimilacao do que a contemporaneidade esta fazendo com a China.
No inicio, achei um saco. Sabe como eh. Portao, fechar, isolar, segregar. E eu tinha acabado de ler um enxurrada de coisas a respeito e de nossas peculiaridades latino-americanas. Mas ai eu abstrai e parti pro design. Depois melhorou, pois descobri que nao era um portao de controle de acesso, era apenas um portao pra marcar a entrada de uma area da cidade. Pediram dois desenhos, um contemporaneo e um em estilo tradicional chines. Eu fazer um desenho tradicional chines?! Me senti muito inseguro. O bom eh que eu ja fiz alguns desenhos de observacao, entao sei mais ou menos os detalhes que compoem essas belezinhas chinesas. Eh claro que pouco sei do significado das coisas e o desenho deve ta sem pe nem cabeca. Tipo um franksteinzinho.
O outro desenho ficou legal. Peguei uma parte de um desenho tradicional (tipo um muro escalonado) e extrai em tracos minimalistas formando pergolas. Defini um eixo, joguei uma simetria, super contextualizacao.
Acabei de entrega-los. Falei que nao estava muito seguro do desenho chines, porque nao sabia quanto detalhe deveria colocar e nem sabia o que os detalhes significavam de fato. Ela sorriu e respondeu que conseguia ver um desenho chines nele.

没有评论: