2008年4月15日星期二

A verdade sobre Xangai.

Esse mes eu perdi um pouco o controle das minhas financas (uma viagem e renovacao do visto) e estou quebradissimo, gracas a deus o mes ja chegou na metade.
Tive que cortar a farra (principalmente porque o pessoal com quem saio gosta de ficar pulando de lugar em lugar). 
Como ha males que vem para o bem, acordo mais cedo e o dia rende mais. Resolvi ir ao Museu de Planejamento Urbano e descobrir de fato o que era Xangai (um ponto negativo de Xangai: todos os museus sao pagos e caros).Cheguei no museu e pensei duas vezes antes de entrar. Mas entrei, tudo bem, tavam acontecendo mais duas exposicoes (Rembrandt e Artistas latinos). Nas primeiras semanas que cheguei, um cidadao me disse que Xangai era uma cidade nova e que ha 200 anos nao existia nada, era apenas mar (pois ShangHai 上海 significa Acima do mar). Descobri que em 400AC, Xangai era uma vila de pescadores mas ela soh comecou a se desenvolver de fato nos 1400 quando foi construida uma muralha na cidade. Existe a Pagoda do Longhua que foi construida em 260!!! Mas eles nao deixam as coisas ficarem velhas, ela parece que foi construida ontem.E da muralha nada resta, a nao ser um templo, um jardim e o tracado das ruas.Engracado como desde 260 ate 2008, eles constroem os templos do mesmo jeito, no estilo tradicional. Eu com minha cabecinha ocidental ficava pensando que a China deveria encontrar uma forma de integrar a modernidade com a tradicao. Mas se de 260 ate a Revolucao Industrial eles controem do mesmo jeito, nao eh a pertubacao das individualidades, internet e conflituos existenciais do homem contemporaneo que vai fazer eles mudarem. Na secao “Futuro”, eles falavam que queriam se tornar uma referencia de sustentabilidade. Eu ri. “Trabalhao pesado, hein?”.
E tinha um andar soh pra maquete da cidade! acho que devia ter uns 80m2.
A exposicao dos artistas latinos foi otima, nunca os tinha visto e valeu a pena demais. A do Rembrandt acho que era a mesma que foi pra Fortaleza ano passado. Olhei rapido.  

没有评论: